Funciona como qualquer outra portaria, a diferença é que na Portaria Remota quem atende ao interfone é um agente que fica na central de monitoramento. Esse agente é quem faz a comunicação entre visitante e morador, sendo que o visitante não percebe que está sendo atendido por um agente remoto, ou seja, que pode está quilômetro de distância. O maior propósito desse sistema é garantir a segurança de moradores e porteiros, pois não havendo uma pessoa na portaria não se corre o risco de haver uma rendição do mesmo por ladrões caso haja uma tentativa de assalto. Alem do mais, toda a movimentação da portaria é gravado em vídeo e áudio. Essas gravações são arquivadas e confidenciais, podendo ser liberadas apenas sob ordem judicial. Alem da Portaria Remota, os sensores de perímetro permitem uma comunicação imediata com a central de monitoramento caso aja uma tentativa de pulo de muro por exemplo. Nesses casos uma viatura equipada com agentes treinados e capacitados é enviado até o local para tomar as devidas providências. Há uma análise de que a partir do momento que se troca o porteiro por uma portaria remota, o condomínio consegue reduzir até 70% dos custos total. Existe algumas divergências quanto ao uso dessa tecnologia por considerar falta de humanização no atendimento. Mas o que todos concordam é que aumenta a segurança e da integridade física de porteiros e moradores. Lembramos que toda a manutenção preventiva e corretiva do sistema de segurança; alarmes, portão eletrônico, cerca elétrica, portaria eletrônica e CFTV (sistema de câmera) será feito pela Portento, garantido a qualidade do atendimento.